Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
Banner 6


Serviço › Banco de Leite

Banco de Leite da Santa Casa: Doar leite é um ato de amor!

O Banco de Leite Humano Irmã Maria José da Santa Casa de Campo Grande, foi inaugurado no dia 7 de outubro de 2004 e é localizado no 3º andar, ala A do hospital.


O Banco de Leite tem como principal objetivo apoiar, incentivar e promover o aleitamento materno desde a sua produção até a sua distribuição aos recém nascidos prematuros de baixo peso e a todos aqueles que por algum outro motivo não puder ser alimentado pela mãe.


O setor do Banco de Leite também realiza coleta externa com a colaboração de um militar do Corpo de Bombeiros, que junto com uma funcionária do Banco de Leite, vai até o domicílio da mãe que deseja ser doadora. Nesta visita, previamente agendada, a mãe recebe todas as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do leite.


O leite coletado nessas visitas passa pelo processo de pasteurização, que é o aquecimento do leite a uma temperatura de 62.5°C por 30 minutos, e a análise microbiológica. Esses processos têm o intuito de conferir à qualidade físico-química e manter o máximo a qualidade do produto em relação aos seus nutrientes.


Mesmo com a capacidade de pasteurizar mais de 100 litros de leite por mês, o Banco de Leite da Santa Casa só realiza a pasteurização de 40 litros por mês (volume que varia de acordo com a quantidade de doações), devido ao reduzido número de doações. A demanda interna é de aproximadamente 10 litros por dia, sendo que apenas de dois a três litros são distribuídos diariamente e o restante é complementado com fórmulas infantis.


O setor atende em média 30 bebês por dia e dentre as atividades assistenciais realizadas pelos colaboradores do Banco de Leite estão orientados quanto à pega e posição, ordenha e orientações gerais à puérpera.


Atualmente o Banco de Leite conta com a colaboração de oito funcionários, que estão sob orientação técnica de uma profissional de nutrição.


Para ser doadora do Banco de Leite, a mãe precisa estar bem de saúde, possuir todos os exames do pré-natal em ordem e leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar seu bebê. Para doar, ligue no 3322-4174. O horário de funcionamento do Banco de Leite da Santa Casa é das 6h às 21h, de segunda à sexta-feira e das 6h às 18h aos finais de semana.


O Banco de Leite também aceita doações de embalagens de vidro com tampa plástica, como por exemplo, pote de maionese ou café solúvel.


Contato

Telefone: (67) 3322-4174

Email: bancodeleite@sbcg.org.br


Práticas de Enfermagem


▲ Topo