Banner 1
Banner 2
Banner 3
Banner 4
Banner 5
Banner 6


Ensino e Pesquisa

Histórico e Conceito


A Gerência de Ensino foi criada em dezembro de 2012 após a unificação dos serviços que monitoravam e controlavam as práticas de educação no hospital. Com o objetivo de centralizar e padronizar as atividades relacionadas à Educação, Ensino e Pesquisa voltados para o desenvolvimento e qualificação dos trabalhadores do hospital, administrativos, assistencial e apoio.

O serviço de educação tem como valores a educação crítica e construtivista, qualificação permanente das práticas assistenciais, oferta de programas de educação continuada/permanente e humanização da atenção e da gestão em saúde.

Nesta perspectiva, o Projeto de educação tem vistas à melhoria continua da qualidade assistencial, segurança dos pacientes e dos profissionais, geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, buscando recuperar a qualidade assistencial desejada e requerida para este grande hospital que é referência para a população.


Eixos Norteados para o Serviço de Educação


  • Educação Continuada focada no ensino técnico-assistencial (capacitações, treinamentos, cursos, atualização e renovação de conhecimentos científicos e tecnológicos);

  • Educação Permanente: focada no desenvolvimento de equipes multiprofissionais organizadas por Linhas de Cuidado, aplicação de metodologias ativas e críticas de ensino e aprendizagem, levantamento de necessidades de educação e avaliação dos processos educativos pautados nos Colegiados Gestores das Linhas de Cuidado, mudanças nos processos de trabalho;

  • Ensino: Programar atividades de formação e de especialização em concordância com as prioridades estabelecidas pelo hospital e segundo as necessidades estabelecidas pelos gestores de saúde acompanhamento de estágios e da residência médica e residência multiprofissional e oferta de aulas práticas

  • Pesquisa: Programar e fomentar projetos para estimular a pesquisa institucional e sua publicação em congressos, revistas e jornais.

  • Desenvolvimento de Pessoal: Implementar o ingresso qualificado, processo seletivo teórico-prático, acompanhamento inicial dos novos profissionais, apoio à avaliação de desempenho, critérios de participação em cursos e congressos, banco de dados de formação profissional.

Contato

Telefone: (67)3322-4292.

E-mail:gepec@sbcg.org.br


Com objetivo de colaborar na qualificação e capacitação profissional dos colaboradores, a Santa Casa realizou convênios com diversas Instituições de Ensino Superior.


Estes convênios têm por finalidade a concessão de descontos nos valores da mensalidade para os funcionários e seus dependentes na realização de cursos de graduação de pós-graduação, presencial e à distância.


A realização dos cursos de formação e qualificação pelos funcionários irá impactar no desenvolvimento técnico dos funcionários, enriquecendo o conhecimento, melhorando o desempenho profissional, elevando continuamente a qualidade hospitalar e a satisfação do cliente interno e externo.


Confira o arquivo anexado com a lista das instituições de ensino conveniadas com a Santa Casa.


Práticas de Enfermagem


▲ Topo